O alerta vem de um novo estudo da Capgemini, a uma semana da entrada em vigor da nova legislação de proteção de dados: 39% dos consumidores aumentou os seus gastos com as empresas que protegem os seus dados pessoais em mais 24%

O RGDP entra em vigor dentro de uma semana, e um novo estudo do Digital Transformation Institute da Capgemini, intitulado “Seizing the GDPR Advantage: From mandate to high-value opportunity”, diz que 85% das empresas na Europa e nos EUA não vão conseguir estar prontas para responder aos requisitos a tempo.

Adicionalmente, uma em cada quatro empresas não conseguirão alcançar o cumprimento total das novas regras até ao final deste ano. O estudo inquiriu mil gestores e seis mil consumidores em oito mercados, para aprofundar as medidas que estão a ser tomadas pelas empresas, o seu grau de preparação e as oportunidades de negócio geradas pelo RGDP.

A Capgemini diz que o cenário de preparação para responder às exigências do RGPD, na Europa, é muito variável. As empresas britânicas são as mais avançadas, apesar de apenas 55% reportarem que nesta data já estarão em grande parte ou totalmente conforme com os novos requisitos. Espanha (54%), Alemanha (51%) e Holanda (51%) surgem imediatamente a seguir, e a Suécia revela ser o país com menor nível de preparaçao: apenas 33% das empresas suecas estarão em grande parte ou completamente conforme as regras do RGDP, dentro do prazo.

O estudo sugere que algumas empresas estão a negligenciar as oportunidades de negócio que o RGDP oferece. Cerca de metade estão apenas focadas na conformidade: 31% reportaram ser este o seu enfoque, ao invés de aproveitar esta oportunidade para aumentar a sua competitividade.

Além disso, e apesar das multas envolvidas no incumprimento, quase 19% dos inquiridos afirmam que ter a empresa preparada a tempo não é uma prioridade.

O estudo sugere que o RGPD é uma oportunidade perdida para aumentar o volume de negócios – quem investir na conformidade e na transparência dos dados dos consumidores colherá os frutos deste posicionamento.

Isto porque 39% dos consumidores inquiridos afirmam que, se estiverem convencidos de que determinada empresa protege os seus dados pessoais, aumentam naturalmente o volume de compras junto dessa organização. Os consumidores chegam a gastar mais 24% do que habitualmente.

Os benefícios advindos do investimento na adoção das medidas necessárias para estar conforme com as regras do RGDP traduzem-se em mais do que num simples custo: 49% dos consumidores afirmam ter partilhado as suas experiências positivas com os amigos e a família, impulsionando a boa reputação da empresa.

O estudo sublinha que as empresas deverão assegurar o nível de confiança que os clientes nelas depositam. Até agora não está a ser assim: quase 3/4 (71%) dos gestores acreditam que os consumidores não irão ter nenhuma reação em especial, como por exemplo removerem os seus dados. Adicionalmente, oito em cada dez afirmam que os clientes confiam na sua empresa no que diz respeito à segurança e proteção dos seus dados, mas apenas 52% dos consumidores concordam com eles.

Esta discrepância de posições revela que as empresas não estão a aproveitar o potencial dos benefícios que podem alcançar com o esforço de conformidade com as exigências do RGDP, tal com anteriormente referido. Na verdade, apenas 11% das empresas inquiridas reconheceram que estão a concentrar esforços de conformidade com o RGDP nas necessidades dos clientes.

IT Channel – 18.05.2018

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